Sábado, 19 de Setembro de 2020
(11) 94702-3664 Whatsapp

Lábios volumosos ao alcance de todos

Médico e paciente devem decidir juntos o melhor procedimento para cada caso

Por Redação GuarulhosWeb

05 de Junho de 2008

Um dos pensamentos que andam povoando a cabeça vaidosa de muitas mulheres, não só no Brasil, mas em todo o planeta, é ter os lábios, se não iguais, pelo menos parecidos com os da atriz Angelina Jolie. E já que a natureza não foi tão generosa com todas, muitas mulheres estão recorrendo à medicina estética para alcançar o tão almejado sonho de ficarem com os lábios carnudos e sensuais. Com preços que variam de R$ 800,00 a R$ 1200,00, o sonho de ter os lábios volumosos está mais perto da realidade das mulheres.

De acordo com a cirurgiã plástica Edith Kawano Horibe, as mulheres procuram o preenchimento labial por não estarem satisfeitas com seus lábios, seja por serem muito finos de nascença ou porque os lábios ficaram "murchos" com o passar do tempo. "Elas esperam que os lábios se tornem mais definidos, jovens e sensuais", afirmou Edith. Ela explica que as técnicas para o aumento labial consistem em injetar uma substância para preenchimento, podendo utilizar-se a anestesia troncular que irá adormecer os lábios.

"A indicação adequada é um fator muito importante para fazer esse procedimento. Por isso, o paciente deve ser submetido, antes, a uma avaliação em que o cirurgião verificará se realmente é necessário o procedimento. Inclusive, é levado em conta o perfil psicológico do paciente, pois a falsa expectativa é uma das principais contra indicações", explicou a médica.

Para que não se crie falsas expectativas, o cirurgião plástico Daniel Rufatto ressalta que a decisão sobre o que será feito e de que forma, acontece a partir de uma conversa entre médico e paciente. "Essa conversa é essencial para que o paciente exponha o que o incomoda e o que gostaria de mudar e o médico, por sua vez, explicará os tipos de tratamento existentes para eliminar ou reduzir o problema, para que juntos cheguem a um acordo para aquele caso", afirmou Rufatto.

Rufatto explica que há dois tipos de procedimentos, sendo um deles no contorno do lábio e o outro para aumentar a região vermelha, podendo ser feitos juntos ou separadamente, de acordo com a necessidade de cada paciente. "A partir desta conversa vamos decidir se o preenchimento será temporário ou permanente, que também será decisivo para a escolha do material a ser usado, que o paciente deve ser informado. Em caso de procedimento temporário, que dura em média 12 meses, o material mais utilizado é o ácido hialorônico, que é compatível aos tecidos humanos", ressaltou o médico.