Segunda Feira, 26 de Outubro de 2020
(11) 94702-3664 Whatsapp

Moradores do Taboão encontram escorpião e pedem ajuda contra mato alto

Por Redação GuarulhosWeb

16 de Janeiro de 2019

Leitores do GuarulhosWeb enviaram reclamações sobre o mato alto na região do Taboão. Antes que a reportagem consultasse a Prefeitura a respeito, os moradores voltaram a contatar o portal dizendo que acharam escorpiões no local. As imagens enviadas são de um escorpião encontrado nesta terça-feira, 15/01, na Avenida Príncipe de Gales, no Jardim Santa Inês, próximo à Praça Oito.
 
A Divisão Técnica do Centro de Controle de Zoonoses (DTCCZ) já realizou 20 vistorias e capturou 18 escorpiões só neste início de ano. Segundo a divisão, a orientação, caso o munícipe encontre um escorpião, é entrar em contato com o CCZ por meio do telefone 2436-3666 para registrar a ocorrência e receber as orientações preventivas. 
 
O escorpião capturado pelos moradors da Príncipe de Galles não é o primeiro encontrado no local. Em outro imóvel, a DTCCZ registrou, em 27 de dezembro, a presença de uma bióloga e a equipe de captura de animais peçonhentos. Na ocasião os técnicos avaliaram que o imóvel é localizado em frente a uma grande área com vegetação densa e de um córrego, além da presença de materiais diversos no quintal.
 
Orientações
A DTCCZ orienta o munícipe para, caso consiga capturar um escorpião vivo, manter em recipiente (vidro) com tampa fechada com um pedaço de algodão umedecido com água. Caso esteja morto, mantê-lo em recipiente com tampa fechada e álcool, a fim de conservá-lo para identificação. O munícipe também pode solicitar a posterior retirada do animal pelas equipes, via Rede Fácil, pela internet ou presencialmente nas unidades de atendimento. 
 
As ações voltadas para prevenção são direcionadas para os casos de acidentes e ocorrências registradas. As ações de controle com uso de inseticidas são pontuais e dependem da espécie encontrada. 
 
Em terrenos baldios e áreas verdes a pulverização de inseticidas não possui eficácia porque os escorpiões ficam abrigados na terra junto com entulhos e material descartado. 
 
O uso de inseticidas em residências e em áreas impermeabilizadas deve ser criterioso, pois seu efeito pode ocasionar o desalojamento de escorpiões e sua dispersão no ambiente.