Terça Feira, 04 de Agosto de 2020
(11) 94702-3664 Whatsapp

Ceus de Guarulhos passam por melhorias durante a quarentena

Espaços públicos têm recebido série de reformas

Por Redação GuarulhosWeb

30 de Julho de 2020 as 18:59

Uma das ações prioritárias da gestão pública é garantir educação, cultura, esporte e lazer de qualidade para a população, oferecendo ainda mais conforto e segurança. Com esse objetivo, a Prefeitura de Guarulhos, por meio da Secretaria de Educação, vem executando uma série de reformas, melhorias e revitalização na infraestrutura dos CEUs (Centros de Educação Unificados) da cidade durante o período de isolamento social causado pela pandemia do novo coronavírus.

Constituídos como espaços que promovem a interação social e familiar, os CEUs contribuem para melhorar a qualidade social da educação. Pensando nisso, mais três foram inaugurados e entregues no último ano: as unidades Bonsucesso, Itapegica/São Rafael e Continental. Além deles, a Prefeitura conta com mais nove complexos onde são oferecidas diversas atividades gratuitas à população. 

Para que seja mantido o padrão dos CEUs inaugurados no ano passado, a Escola 360, responsável pela administração desses espaços, autorizou investimentos na revitalização das instalações de todos os CEUs da cidade, que receberam melhorias como pintura, construção de salas, reformas de campos, quadras, piscinas e muito mais.


As intervenções

Ponte Alta


Desde janeiro o Conselho Gestor do CEU Ponte Alta se empenhou para realizar melhorias e manutenções na unidade. Mesmo em meio à pandemia, de forma segura e organizada, colocou o plano de ação 2020 em prática e realizou pintura e revitalização da fachada, manutenção e pintura em todas as rampas de acessibilidade, manutenção no playground, revitalização do estacionamento, limpeza do telhado e calhas, manutenção nos postes de iluminação da área externa, instalação de refletores e atualização da parte elétrica.


Até o próximo dia 10 a pintura da quadra e dos muros estará concluída, possibilitando a todos os beneficiários um espaço bonito, seguro e em breve cheio de novidades.


Paraíso-Alvorada


O CEU Paraíso-Alvorada iniciou o ano com duas grandes reformas no espaço. Uma delas foi a piscina, que estava fechada há mais de quatro anos, e a outra foi a do ginásio. Nesse período foram realizadas a pintura da fachada do ginásio, da pista de caminhada e dos bancos, reforma do society e do telhado das arquibancadas do beisebol. Além disso, a entrada do ginásio recebeu uma repaginada no visual com placas de sinalizações, reforma geral no parque, pintura de brincadeiras no chão e pintura total do espaço nas cores azul e amarelo.


Bambi

No CEU Bambi foi realizada pintura do pórtico, readequação da entrada principal, pintura do espaço por dentro e por fora, troca de mobiliário – mesas em dupla para individual, reforma do auditório, recolocação do tapume, sondagem do terreno para avaliação, colocação de adesivos de jogos, quadra de badminton, pintura do teto do espaço e quadra, troca de rejunte e troca de ralos comuns por ralos de sucção na piscina.


Cumbica


No CEU Cumbica foram adquiridas e ativadas todas as câmeras do complexo, pintura das grades internas e externas, compra de brinquedos e revitalização do playground, atualização do portal, automação dos portões do estacionamento, estruturação e aquisição de som, iluminação do teatro, motorização das cortinas de palco, aquisição dos holofotes e melhoria da iluminação, atualização da fachada do ginásio, teatro, piscinas, arquibancada, muro externo em torno de todo o CEU e das escolas, aquisição de material esportivo, criação de salas no subsolo sendo uma de lutas, academia e uma de jogos, todas equipadas.


Já a pista de caminhada em torno do ginásio, a revitalização da sala de pilates, a reestruturação das janelas do Ciet e as salas de pintura interna do prédio administrativo seguem em execução.


Ottawa-Uirapuru


No CEU Ottawa-Uirapuru foi feita a impermeabilização das caixas d’água do CEU, garantindo o consumo de água potável dos alunos e usuários da unidade. Foi realizada também a troca do gramado artificial do playground e a pintura externa do prédio. Está em andamento a manutenção do rejunte da piscina.


Parque São Miguel


O CEU Parque São Miguel recebeu pintura e troca de calhas no ginásio, revitalização da sala de atendimento ao público, instalação de playground, revitalização do jardim, readequação dos espaços com EPIs (equipamentos de proteção individual) e itens de higienização.


Já a construção da sala de música, manutenção da iluminação interna, da hidráulica lateral e das telhas do ginásio, construção da caixa de areia infantil, instalação de tela antipássaros e a instalação de lousas de vidro estão em execução.


Pimentas


O CEU Pimentas recebeu a revitalização do portão de entrada, da área de convivência, das salas multiuso, manutenção dos banheiros, instalação de luzes do estacionamento, de sistema de som nas salas de aula, manutenção e instalação de câmeras, instalação de sistema de higienização no combate à Covid-19, manutenção da casa de bombas das piscinas, dos vestiários, instalação de luzes de emergência e colocação de novas plantas no jardim.


Presidente Dutra


No CEU Presidente Dutra já foram realizadas melhorias como a revitalização da arquibancada do ginásio, da quadra externa, parque, bancos, do espaço das piscinas e de todas as salas. Além disso, foram feitas diversas manutenções: na casa de bombas para funcionamento pleno das piscinas, nas grades, nas caixas de energia, na escada de entrada do bicicletário e nas paredes de entrada da unidade. Foram instaladas também câmeras no ginásio e feitas manutenções da fiação e da hidráulica.


Rosa de França


Já no CEU Rosa de França foram feitas as manutenções dos extintores, câmeras e materiais esportivos, além da readequação dos espaços com EPIs, pintura das grades, pórtico e artística. Segue em execução a adequação da calçada e quadra de areia da unidade.