Quinta Feira, 24 de Setembro de 2020
(11) 94702-3664 Whatsapp

Igreja de Nossa Senhora de Bonsucesso realiza Festa da Carpição de forma simbólica

Devotos da padroeira, com o distanciamento necessário e protocolos de higienização, participaram da missa de abertura

Por Redação GuarulhosWeb

03 de Agosto de 2020 as 18:06

Sem multidões em frente à igreja de Nossa Senhora de Bonsucesso, como se tornou comum ao longo de décadas, ou qualquer tipo de aglomeração, Guarulhos conseguiu manter a tradição da Festa da Carpição na manhã desta segunda-feira (3). Devotos da padroeira, com o distanciamento necessário e protocolos de higienização, participaram da missa de abertura das comemorações, às 8h, celebrada pelo padre Bruno Otenio, com a participação do prefeito Guti. A celebração ocorreu dentro da casa paroquial, com poucas pessoas presentes e devidamente isoladas em cadeiras com separação mínima de dois metros.


A abertura da 279ª Festa de Nossa Senhora de Bonsucesso, que teve quase todos os eventos tradicionais cancelados por conta da pandemia do coronavírus, contou com a “bênção da terra”, que precisou ser adaptada a fim de garantir a segurança dos fiéis. Em vez do grande tanque de terra, do qual os devotos podiam levar uma pequena quantidade para suas casas, ela foi abençoada pelo padre Bruno em um pequeno recipiente, que ficará reservado, sem ser distribuído.


Porém, o tradicional hasteamento do mastro, com mensagens de pessoas com inúmeros pedidos de bênção dedicados à padroeira, acabou cancelado. Durante a missa, padre Bruno lembrou a importância histórica de perpetuar a tradição, mesmo neste momento de necessidade de distanciamento social. “Estamos presenciando uma situação completamente atípica, nunca antes vivida por nenhum de nós, um momento que não deixa de ser histórico para a Festa da Carpição e para a Festa de Nossa Senhora de Bonsucesso”, observou.  


Ao longo de todas as missas realizadas nesta segunda-feira, como em todas as atividades ligadas à padroeira de Bonsucesso, foi mantida a obrigatoriedade do uso de máscaras e a recomendação para que idosos e demais pessoas do grupo de risco fiquem em casa. Além do prefeito Guti, também participou da celebração o secretário de Cultura, Vitor Souza.


Cancelamentos


A pandemia implicou também o cancelamento dos eventos artísticos e culturais da 279ª Festa de Nossa Senhora de Bonsucesso, previstos para o mês de agosto. Eventos como a Romaria, a Cavalgada, a Motorromaria e a Carreata, bem como os shows no palco principal e as apresentações musicais no Rancho dos Romeiros, que costumam atrair multidões de Guarulhos e de outras cidades que visitam a região de Bonsucesso para prestigiar as comemorações em louvor à padroeira, estão cancelados.