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AVALIAÇÃO - Onix Plus Premier, a versão sedã do modelo sob um novo prisma 

Durante 10 dias, o GuarulhosWeb avaliou a versão topo de linha do modelo líder de vendas no Brasil, o agradável Chevrolet Onix Plus Premier

Por Ernesto Zanon - Especial para o GuarulhosWeb

05 de Setembro de 2020 as 10:32

 O Chevrolet Prisma, que era a versão sedã do compacto premium Onix, assumiu finalmente a identidade de seu criador, incorporou o nome dele e ganhou o Plus no final. Este “algo a mais” é bastante significativo para o modelo, que em sua linha 2021, avançou no espaço, ganhou muito mais tecnologia e se colocou em condições de igualdade até com modelos maiores. Tanto que tirou de linha o também familiar Cobalt.  

Durante 10 dias o GuarulhosWeb avaliou o modelo topo de linha do Onix Plus, a versão Premier, que traz muita coisa só disponível em carros de luxo ou de segmentos superiores. Vale a pena o investimento de pouco mais de R$ 76 mil por tudo que ele oferece. Seguindo a lógica de que muitas vezes o menos é mais, o motor 1.0 turbo dá conta e sobra nas mais variadas condições de dirigibilidade. Enganam-se aqueles velhos críticos dos motores menores.   

Trata-se de um três cilindros, da família Ecotec. O 1.0 com turbo gera até 116 cv de potência e dá conta das necessidades nas mais diversas condições. Tem boa resposta na cidade, com perfeita interação com o câmbio AT6 da Chevrolet, garantindo agilidade e respostas rápidas. Na estrada, não é diferente. Vai fácil a velocidades, além das permitidas, caso seja necessário, e não deixa o motorista na mão quando precisa aquele algo a mais em ultrapassagens ou retomadas rápidas.  

Números divulgados pelo fabricante apontam que o Novo Onix Plus 1.0 Turbo Flex acelera de 0 a 100 km/h em até 9,7 segundos. Mas o melhor fica na economia de combustível. Com gasolina no tanque, o Novo Onix Plus com transmissão manual roda, em média, 17 km/l na estrada e 13,7 km/l na cidade. Os números com etanol são 12,2 km/l e 9,6 km/l, respectivamente. Durante a avaliação, com gasolina, foi fácil chegar perto destas marcas.  

Se é bom no pé, o Onix Plus não deixa a desejar em conforto, segurança e tecnologia. Ele está maior que a versão anterior, ainda chamada de Prisma, tanto na largura, distância entreeixos e comprimento. No caso do sedã, esse incremento foi de 41 mm, 72 mm e 194 mm, respectivamente. Mas a impressão é que o modelo ficou bem mais comprido que seus 4.476 mm e mais largo que seus 1.746 mm. 

No visual, um show. Na frente, destaque para a nova grade ao estilo Dual-Port da Chevrolet, com a parte de baixo maior para otimizar a refrigeração do motor. A parte de cima, mais estreita, acompanha o contorno do conjunto óptico com a gravata dourada ao centro. Na versão Premier avaliada, os faróis contam com projetores para ressaltar o caráter premium. Já as luzes de condução diurnas em “L” contornam a base do para-choque. O LED cria um belo efeito e ajuda a proporcionar uma aparência mais tecnológica. 

O para-choque traz elementos aerodinâmicos esculpidos na parte inferior, enquanto o capô é marcado por vincos que seguem pelo teto e se estendem até a tampa traseira. Os vincos também foram pensados para dar rigidez extra às chapas de metal. Na lateral, as linhas que integram todo o veículo destacam o aspecto de horizontalidade. O friso cromado destaca a linha de cintura elevada e ao mesmo tempo agrega sofisticação à versão Premier, que traz rodas de 16 polegadas com desenho exclusivo. 

Em relação a parte traseira, o Onix Plus diferencia-se pelas lanternas bipartidas que se estendem até a tampa do porta malas. O novo formato da carroceria trouxe avanços adicionais, entre eles o melhor aproveitamento do compartimento de bagagem. As dobradiças foram deslocadas para as extremidades da tampa, permitindo a acomodação de objetos mais largos. 

Em tecnologia, muita coisa a relatar. Conta com Wi-Fi nativo com sinal até 12 vezes mais estável, cuja conexão à internet de alta velocidade permite ainda atualizar sistemas do veículo de forma remota, igual já acontece com smartphones. Um novo aplicativo permite ao motorista consultar desde informações do computador de bordo até iniciar a climatização da cabine à distância. 

O volante tem desenho inédito, melhor empunhadura, regulagem de altura e de profundidade e tecla para limitar eletronicamente a velocidade – útil para evitar multas. Logo atrás do volante está o quadro de instrumentos com velocímetro e conta-giros de fácil leitura. Ressaltam as molduras cromada e os ponteiros iluminados por LED. Ao centro fica o computador de bordo com tela de TFT. 

Outro destaque é o sistema multimídia MyLink de nova geração. Do tipo flutuante, ele otimiza a visualização da tela e permite fácil acesso aos sistemas, entre eles o do ar-condicionado digital com função de recirculação automática no Premier. 

Os bancos dianteiros com encosto inteiriço reforçam o ar tecnológico da cabine e estão disponíveis para todas versões. No modelo topo de linha o cliente pode escolher entre duas composições de acabamentos premium para o interior: preto com cinza ou preto com caramelo. Os passageiros traseiros ganham igualmente atenção especial. As dimensões foram ampliadas, e o banco, redesenhado para melhor acomodação da cabeça, quadril e ombros. Só para os joelhos são mais 36 mm de espaço. Foi possível até instalar duas tomadas USB no dorso do console central e ampliar os porta-objetos. 

Carro inteligente 

  • chave eletrônica permite destravamento da porta e o acionamento da ignição por botão.  
  • Wi-Fi do carro se conecta automaticamente ao smartphone do usuário 
  • sensor crepuscular entende que a luminosidade está baixa e liga os faróis 
  • Em caso de acidente mais grave, o carro pode avisar uma central 24h com sua posição para envio de resgate.  
  • carregador de celular por indução (sem fio)  
  • Conectividade nível 4 
  •  multimídia (MyLink), com projeção Android Auto e Apple Carplay 
  •  sistema de telemática avançada (OnStar), que permite, entre outras funções, comandar funções do veículo pelo app. 
  •  Wi-Fi embarcado a bordo 
  • Airbags frontais, laterais e de cortina;  
  • controle eletrônico de estabilidade e de tração;  
  • assistente de partida em rampa;  
  • sistema de monitoramento da pressão dos pneus;  
  • sistemas Isofix e Top Tether para ancoramento de cadeirinhas infantis e alerta de não afivelamento dos cintos