Sexta Feira, 25 de Setembro de 2020
(11) 94702-3664 Whatsapp

Academia Guarulhense de Letras aprova três novos membros

Posse solene dos novos integrantes deve ocorrer apenas em dezembro, por causa da pandemia

Por Redação GuarulhosWeb

14 de Setembro de 2020 as 18:42

A Academia Guarulhense de Letras aprovou o ingresso de três novos membros, que preencheram cadeiras vagas no Sodalício. Os novos escritores da AGL são Jandira Elisa Grassano Lopes (Jandilisa Grassano), Karla Maria de Souza e Devanildo Damião da Silva, que se inscreveram no edital e cumpriram as obrigatoriedades de terem obra publicada, residirem em Guarulhos e terem disposição para contribuir com as atividades de incentivo à leitura e às artes em geral.

Após análise dos currículos e das respectivas obras por uma comissão de acadêmicos, os três postulantes foram aprovados e participaram da reunião virtual da AGL no final de agosto.

Jandilisa Grassano é artista plástica, autora dos livros “Minha vida, uma arte só” e “Um quê de arte…”. Formada e Letras e Música, lecionou língua portuguesa em escola estadual em Arapongas (PR), na qual também atuou como secretária concursada e diretora substituta. Decidindo pelas Artes Visuais, tornou-se bacharel em pintura, gravura e escultura pela Escola de Belas Artes, em São Paulo. Projetou mostras na Itália, Grécia, no Principado de Mônaco e na Riviera Francesa, fazendo-se acompanhar de outros artistas. Em Guarulhos desde 1987, mantém ateliê, promoveu eventos e exposições em vários espaços, inclusive em praças e parques, nos quais fez doações de obras, além de presentear diversas entidades filantrópicas com seu trabalho, criado a partir de sua sensibilidade artística. Como adida cultural do Consulado Italiano em Guarulhos, organizou a mostra “Arte Brasileira na Itália”, patrocinada pela Bauducco. Foi secretária-adjunta de Cultura, no final dos anos 1990.

Karla Maria é jornalista, autora dos livros “Mulheres extraordinárias”, com o qual foi vencedora como Escritora Revelação no Prêmio Guarulhos de Literatura de 2017; “Irmã Dulce – a santa brasileira que fez dos pobres sua vida”, em 2019; e o “O peso do jumbo -histórias de uma repórter de dentro e fora do cárcere”, em 2019; os três pela Paulus Editora. Formada pela Universidade Metodista de São Paulo, faz pós-graduação em Produção Editorial pela Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação; cursou Língua Inglesa nos Estados Unidos. Trabalhou na Folha Metropolitana, Metrô News, Rede Jubileu Sul Brasil e Américas, Revista Família Cristã, além de outros veículos de comunicação e participações como voluntária em publicações digitais e impressas. Recebeu prêmio Sebrae de Jornalismo (2012) e o prêmio Dom Helder Câmara de Imprensa da CNBB (2012 e 2017).

Devanildo Damião é doutor e mestre em Gestão Tecnológica pela USP, pesquisador associado do Núcleo de Política e gestão Tecnológica da USP; organizador do livro “Sistema de Inovação” e da Revista Análise Guarulhos, editadas pela Agende Guarulhos; co-autor do livro “Doutores da Inovação”, em conjunto pela Agende e CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Foi coordenador técnico científico da Agende Guarulhos, participou do projeto do Parque Tecnológico de Sorocaba, presidiu o Conselho de Ciência, Tecnologia e Inovação do município de Jundiaí e atualmente é coordenador técnico do Conselho de Desenvolvimento de Guarulhos. Também é professor em programas de graduação e pós-graduação e coordena o curso de Administração do Centro Universitário Metropolitano FIG-Unimesp.

Segundo a presidente da AGL, Antonia Conceição Vaz Duarte, devido à pandemia, ainda não é possível promover a posse solene dos novos integrantes, o que se espera que possa acontecer na cerimônia anual que habitualmente é realizada nas proximidades do aniversário de Guarulhos, em dezembro.