Quinta Feira, 24 de Setembro de 2020
(11) 94702-3664 Whatsapp

Pacientes reclamam da falta de testes rápidos do Covid-19 em UBSs de Guarulhos

Secretaria de saúde aguarda novo lote para o mês de setembro

Por Redação GuarulhosWeb

15 de Setembro de 2020 as 10:13

Após testar positivo para o Covid-19, uma jovem de 35 anos, resolveu marcar o teste rápido na Unidade Básica de Saúde Cavadas para seus pais, por lá o teste estava esgotado e a família passou a pesquisar outros lugares e descobriu que não há o exame disponível no município. A Secretaria de Saúde de Guarulhos confirmou a informação. Segundo a pasta, o Ministério deve repassar um novo lote ainda no mês de setembro. 

Um homem de 65 anos da mesma família também apresentou sintomas, ele tentou fazer o teste rápido para o Covid-19 na UBS Paraventi. Ele esteve no local dois dias seguidos e resolveu procurar um hospital. Na unidade de saúde ele fez o exame PCR e testou positivo para a doença. 

A Secretaria de Saúde informou que, de fato, os testes rápidos recebidos pelo Ministério da Saúde já acabaram em quase todas as UBS da cidade. O Ministério deve encaminhar um novo lote no mês de setembro.  

Apesar da falta do teste rápido nas UBSs, secretaria informou que a orientação para qualquer pessoa que apresente sintoma de síndrome gripal é para procurar a UBS mais próxima, para avaliação clínica de seu estado de saúde.

A pasta esclareceu ainda que os hospitais não realizam teste rápido, mas sim o PCR, que consiste na pesquisa direta do vírus das mucosas das narinas e orofaringe.