Domingo, 25 de Outubro de 2020
(11) 94702-3664 Whatsapp

CIAAG comemora 10 anos de atendimentos aos autistas de Guarulhos e suas famílias

A entidade atendeu à quase 5 mil pessoas com a solidariedade de voluntários e a ajuda financeira da iniciativa privada e da prefeitura

Por Foto: Divulgação

24 de Setembro de 2020 as 11:32

O CIAAG (Centro de Inclusão e Apoio ao Autista de Guarulhos) faz aniversário no dia 26 de setembro. A entidade, pioneira e referência no munícipio, completa 10 anos de atuação e tem muitos motivos para celebrar essa data tão especial. Nesse período foram atendidas, direta e indiretamente, quase 5 mil crianças e adolescentes, com idade entre 2 e 17 anos, diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias. “Acompanhamos o desenvolvimento e a evolução dos nossos assistidos e constatamos vários pontos de melhora ligadas aos comportamentos, comunicação e socialização e, muitos deles estão mais independentes. São vitórias muito importantes para o dia a dia deles e uma alegria para toda a equipe, comemora Alexandra Oniki, fundadora e diretora executiva do CIAAG. A entidade conta com o trabalho e dedicação de um grupo de profissionais multidisciplinar formado por assistentes sociais, psicólogos, pedagogas, psicopedagogas, orientador social, oficineira professores de música e de educação física.

Outro público atendido e muito valorizado pelo CIAAG, é formado por familiares ou cuidadores do autista, Alexandra acredita que inclui-los, acolhendo e apoiando é primordial para o desenvolvimento do atendido e sua qualidade e vida. Atualmente 101 assistidos, das mais variadas idades, sendo 90% mulheres e 10 % homens participam de oficinas do projeto “Cuidando de quem cuida”, enquanto as crianças e adolescentes estão no projeto “Viver e Conviver”. “Bem informadas sobre os direitos dos autistas, elas conseguem se posicionar e serem ouvidas.

Por outro lado, cuidando de si e buscando um propósito pessoal, tornam-se mais fortes, empoderadas e preparadas para enfrentar quaisquer dificuldades que possam surgir na vida familiar ou profissional”, ressalta ela. Algumas se tornaram empreendedoras após o aprendizado de ofício na associação. “Tudo isso é muito gratificante pra nós, ver esse desenvolvimento dos assistidos e o progresso de suas famílias. A nossa história se mistura com a de cada um deles, e temos certeza de que vale muito a pena todo o trabalho realizado no CIAAG para orientar e cuidar deles. O resultado salta aos olhos, esse é o nosso maior presente”, compartilha Alexandra.

Boa parte dos resultados positivos alcançados pela entidade deve-se ao trabalho realizado em conjunto com a família do autista. A questão da estrutura familiar, a atenção aos aspectos psicológicos dos integrantes do grupo e o apoio dado durante o processo de aceitação do TEA são muito importantes para o desenvolvimento e melhora da qualidade de vida do assistido.

E, devido à excelência do trabalho realizado, o CIAAG conquistou alguns prêmios ao longo desses anos: entidade destaque Prêmio Orgulho Autista Brasil 2015, organizado pelo MOAB (Movimento Orgulho Autista do Brasil). Em 2017, Prêmio Destaque Empresarial ACE (Associação Comercial e Empresarial) de Guarulhos e ficou entre os dez finalistas do Prêmio Ações Inclusivas 2017 da secretaria estadual dos direitos da Pessoa com deficiência do Estado de São Paulo. No ano seguinte, foi ganhador da edição 2018 desse mesmo prêmio.